O parque
Tudo é encanto no Festival, Ópera da Serra da Capivara!
Acontece em um dos lugares mais impressionantes do País, com beleza cênica extraordinária e uma riqueza arqueológica, que desafia as teorias de povoamento das américas. Estamos falando de um lugar tão incrível, que o Jornal norte americano, New York Times, o classificou como uma das atrações imperdíveis do planeta terra. O que não é exagero, quem já conhece sabe!
O Parque Nacional da Serra da Capivara possui diversos roteiros de passeios em seu interior: visitação em cavernas ou tocas, caminhadas entre desfiladeiros e trilhas interpretativas na floresta, escaladas em rochas de tirar o fôlego, subidas nos paredões de arenito, visualização de inúmeros painéis com pinturas rupestres, escadarias que levam às alturas com panorâmicas extraordinárias.
Outra atração é a hospitalidade e a alegria dos povos das comunidades do entorno.
Além de tudo isso, ainda, temos dois museus cheios de histórias sobre a humanidade e a origem universo.
Os museus
Museu da Natureza
A Ópera da Serra da Capivara não é um evento isolado, ao seu entorno existe uma série de outros atrativos naturais e culturais extraordinários. Bem ao lado do anfiteatro da Pedra Furada, onde acontecem os espetáculos, está o Museu da Natureza. Construído numa região de grande concentração de sítios arqueológicos, o Museu da Natureza propõe ao visitante uma viagem multissensorial, através de uma narrativa apresentada no decorrer da exposição, que mostra a criação do universo e os impactos climáticos nas constantes transformações da fauna e da flora. Possui forma circular em espiral que permite ao visitante interagir com os acontecimentos do aparecimento da vida no planeta terra desde a origem até à contemporaneidade. Por ser interativo e didático, apresenta informações e experiências surpreendentemente lúdicas e educativas.
Museu do Homem Americano
O Museu do Homem Americano foi criado em 1998, está localizado em São Raimundo Nonato e apresenta toda a riqueza arqueológica fabricada pelo homem e encontrada nos mais de 50 anos de pesquisas na região. Possui uma belíssima exposição permanente que mostra a chegada do homo sapiens ao sudeste do Piauí, bem como o desenvolvimento tecnológico e cultural dos povos que viveram naquela região há quase 100 mil anos.
Foto: Joaquim Neto
Foto: Joaquim Neto