O Festival
O Festival mais lindo do Brasil!
Esta é a frase perfeita para definir a Ópera da Serra da Capivara.
O encontro vigoroso de todas as artes, de todas as técnicas, de muitos ritmos e diversas cores no coração ancestral do Brasil, só poderia mesmo resultar nessa experiência extraordinária que acontece a cada ano em São Raimundo Nonato e no Parque Nacional da Serra da Capivara, Sertão do Piauí.
A beleza da arte nasce da sinergia sublime entre a generosidade da natureza e a inventividade humana.
A floresta, em sua magnanimidade, fornece a matéria-prima primordial, enquanto a mente e os corpos humanos, em sua infinita capacidade de criar, moldam e transformam esses elementos em expressões que transcendem a imaginação. Dos ritmos e movimentos vibrantes à elegância das formas da natureza, cada cena, cada música são testemunhos do pacto entre o mundo natural e o mundo criativo, que resulta num espetáculo maravilhoso que inspira, emociona e conecta pessoas!
Sádia Castro
Diretora Geral
Idealizadora da Ópera da Serra da Capivara
O Ato "Onça Rainha"
"Nos áridos horizontes da Caatinga, onde o sol abrasador e a terra seca escondem mistérios ancestrais, ergue-se a majestosa 'Onça Rainha'. Este é o cenário da Sexta Edição do Festival Opera da Serra da Capivara, um espetáculo que transcende os limites do tempo e das fronteiras culturais.
Numa jornada de paralelos mágicos, somos apresentados à destemida filha da 'Onça Rainha', guardiã das terras e defensora dos seres que a habitam. Em um giro do destino, seu caminho se cruza com a filha de um caçador, ligando seus destinos de maneira inesperada. Unidos pelo desejo de preservar a essência selvagem da Caatinga, elas desafiam as barreiras culturais e pessoais que separam seus mundos.
Em um encontro de duas almas distintas, a amizade floresce e desafia conceitos arraigados. Raízes culturais profundas são desenterradas e confrontadas, levando a jornadas individuais de autoconhecimento e aceitação. No eco dos rugidos da 'Onça Rainha' e no sussurro do vento pela Caatinga, os corações se abrem para a mudança e a compreensão.
Guiadas por sua amizade improvável, essas jovens se tornam catalisadoras da transformação que a região tanto necessita. Através de canções que ecoam na alma, danças que contam histórias e cenários que evocam a grandiosidade da natureza, 'Onça Rainha: Uma Jornada de Rugidos e Silêncios' é um tributo à força da amizade, à conexão com a terra e à coragem de enfrentar o desconhecido.
Prepare-se para uma experiência que ecoará em sua própria jornada interior, um espetáculo que honra a inspiração do clássico 'Rei Leão', enquanto trilha seu próprio caminho pelo coração do Brasil profundo."
Felipe Guerra
Diretor de Arte
Idealizador da Ópera da Serra da Capivara
Sustentabilidade e Solidariedade
Reunir gente boa, arte e música em meio a natureza tem de gerar impactos positivo nas pessoas e no planeta. Trabalhamos com a ideia de futuro regenerativo e sustentável!
Todo o evento é planejado e realizado para gerar o menor impacto possível no meio ambiente local.
Oferecemos serviço de transfer ao público para a reduzir a circulação de veículos.
Disponibilizamos banheiros químicos e coleta seletiva de lixo;
Todo o lixo reciclável é doado para a associação local de catadores.
Obedecemos às regras e normas dos órgãos ambientais, responsáveis pela gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Obtemos as devidas licenças ambientais para a realização do evento no anfiteatro da Pedra Furada.
Coletamos alimentos não perecíveis para distribuição junto às comunidades carentes do entorno do local.
Distribuímos, gratuitamente, 40% dos ingressos dos espetáculos em ambiente fechado entre os(as) guias turísticos, comunidade e trabalhadores(as) do evento.
Oferecemos diversas oficinas gratuitas para a qualificação de pessoas das comunidades locais.
A Ópera e a Economia Local
A Ópera contribui fortemente para a consolidação do Parque Nacional da Serra da Capivara como um importante vetor de turismo no Piauí e para o desenvolvimento sustentável do sudeste do Estado, por meio da arte e da cultura.
O fortalecimento da economia local vem ocorrendo desde a primeira edição do Festival Ópera da Serra da Capivara, o que é comprovado pelo incremento do comércio das cidades do entorno do evento: com meses de antecedência, atingem a capacidade máxima pousadas, hotéis, pousadas domiciliares; aumenta em mais de 300% a demanda em restaurantes, bares, lanchonetes, mercados e a produção e venda de souvenirs.
Fotos: Joaquim Neto